Críticas
Especiais
Tops
Com a verdade m'enganas
Série da Quinzena
Poster | restoP
Espelho meu, espelho meu...
Motion Picture
Actrizes Eternas
Actores Em Ascenção
Trailers em Rewind <<
Música de Fundo
sábado, janeiro 07, 2006
Com a verdade m'enganas... [07-01-06] ***Especial Séries de Televisão***
Não há nada como ver uma boa série para nos manter fiéis à TV durante uns meses (ou anos em alguns casos). Parecem realidades muito distantes os anos áureos de X-files, Allô-Allô ou dos Riscos.

Há agora uma nova vaga de séries a varrer o mundo e a criar fiéis por onde passam. Vou começar po referir apenas as que não assisto, mas cuja popularidade não me passou ao lado, depois passarei a encher de elogios aquelas que tento seguir o mais religiosamente possível.

O sucesso de CSI (seja Miami, Nova Iorque, Las Vegas ou Chelas) passa por mim com alguma indiferença. Não gosto particularmente e não me consegue prender ao ecrã. O único episódio que me chamou a atenção foi aquele realizado por Quentin Tarantino e mesmo assim, depois de o visionar, gostei mas não é nada de novo.
Também não partilho da febre de 24, mas provavelmente porque nunca assisti com muita atenção. Finalmente The O.C., o Beverly Hills 90210 da era moderna. Acho aquilo demasiado plástico, fútil e superficial.

Por outro lado há séries das quais não me farto. Já começaram há algum tempo, mas continuam a manter a qualidade.
Numa vertente mais de puro entretenimento temos Smallville, a teen version de Clark Kent, uma interessante viagem à juventude daquele que será o maior super herói do mundo, falo claro de Superman.
The Sopranos fala da máfia, mas, contrariamente a tudo o que já foi feito, não se centra nos negócios ou nos crimes centra-se nos problemas quotidianos de um membro da máfia. As suas preocupações e conflitos pessoais, familiares e "profissionais".
Six Feet Under é uma comédia negra sobre a morte. As mais variadas formas de lidarmos com ela e como ela afecta a própria vida. Uma família dona de uma agência funerária é a figura principal da série e o seu dia a dia faz com que cada um tenha uma visão muito própria da morte.

As comédias negras estão cada vez mais na moda e nunca se esgotam. Desperate Housewives, Arrested Development, Curb Your Enthusiasm ou Weeds são apenas alguns dos exemplos. Seja sobre os negócios ilícitos da família, as crises de meia idade, os segredos das melheres perfeitas ou as drogas como o meio de sustento para a família, o segredo está em rir sobre o assunto. Nunca deixar de lhe dar importância, mas, como se costuma dizer, rir é o melhor remédio. Muita ironia à mistura e um leque de talentosos actores fazem destas séries as melhores que por aí andam. Os temas relacionam-se, directa ou indirectamente, connosco, daí a sua popularidade. As nossas televisões nacionais ainda têm tanto a aprender...


Há também as comédias ditas "normais" que continuam a fazer sucesso. Veja-se o caso de Scrubs. Uma espécie de E.R., mas cómico... Ou Everybody Hates Chris, uma sitcom sobre a vida de Chris Rock, enquanto criança.

Na vertente de acção e suspense começo por Alias, uma mistura de 007 e O Santo, mas no feminino. J.J. Abrams é a mente por trás desta série e culpado pelo sucesso da mesma. As histórias nunca cansam, são empolgantes, imprevisíveis e mesmo quando achamos que já não há mais nada para dizer, o autor volta a surpreender-nos (Veja o início desta 5ª temporada, fresca e viciante).

Mas J.J. Abrams não esgota o seu talento aqui. É chegada a altura de revelar o "peso-pesado" das séries de televisão actuais. LOST. Perdidos numa ilha depois de um acidente de avião, os passageiros do vôo 815 têm de lutar para sobreviver, mas a tarefa não vai ser fácil porque a ilha aonde estão é tudo menos deserta e algo não os quer lá. Suspense de cortar à faca, mistério, acção, drama, personagens bem desenvolvidas e complexas relações entre elas. Tudo é perfeito nesta obra-prima da TV. Cada episódio é um pequeno passo para resolver um enorme puzzle e à medida que vamos avançando cresce a vontade de a acompanhar sem perder pitada, sem sequer pestanejar.

Diz-se que os filmes americanos já não são originais, apoiam-se em receitas já testadas, sequelas, prequelas e remakes, felizmente, no que diz respeito a séries televisivas, os americanos parecem ter imaginação para dar e vender.

Etiquetas:

posted by not_alone @ 16:18  
3 Comments:
  • At 8/1/06 16:41, Blogger not_alone said…

    Não fiz nenhum top, é verdade que não gosto de CSI, mas de 24 pouco tenho a dizer, porque nunca segui com muita atenção. Quanto a Lost, acho que é realmente a melhor série desde há muito tempo, mas falando em top... aqui vão por ordem de importância para não existirem dúvidas :P

    1. Lost
    2. Weeds
    3. Desperate Housewives
    4. Six Feet Under
    5. Arrested Development
    6. Alias
    7. Curb Your Enthusiam
    8. The Sopranos
    9. Scrubs
    10. Smallville
    11. CSI
    12. The OC

    [24 e Everybody Hates Chris não figuram na lista porque não vi episódios suficientes para ter uma opinião fundamentada.]

     
  • At 12/1/06 12:27, Anonymous Anónimo said…

    realmente para nao gostares do 24 é porque nunca tiveste realmenete atento.
    Depois à quinta feira da na dois uma serie chamada "tru calling" tambem muito boa,com a qualidade fox.
    A série Lost também é excelente, pena so ter passado a primeira temporada na rtp.

     
  • At 12/1/06 13:02, Blogger not_alone said…

    Eu não disse que não gostava do 24. Não vejo, é diferente.

    Obrigado pelo comment, mas não se esqueçam de assinar. :P

     
Enviar um comentário
<< Home
 
Sobre Mim
Name: not_alone
Home: Portugal
About Me:
See my complete profile
Previous Post
Archives
Blogs
Links
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

Google
© not_alone proudly powered by Blogger. Template Design by isnaini dot com